top of page

SMSE/MA Santo Amaro

leonel-gerente.jpg

Leonel Passos

Gerente

 O Serviço de Medida Socioeducativa em Meio Aberto – SMSE/MA, surge em contraposição ao modelo asilar que tinha caráter meramente punitivo ao adolescente em conflito com a lei. A medida Socioeducativa em Meio Aberto aborda os aspectos de responsabilização (dimensão jurídico- sancionatória), Educação (dimensão ético-pedagógica) e na proteção integral do adolescente e sua família.

Desta forma o SMSE/MA se configura como local de acompanhamento de adolescentes e jovens que cometeram algum ato infracional no que diz respeito ao cumprimento das medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços a Comunidade, e se fundamenta no atendimento especializado, na escuta qualificada, no acompanhamento dos adolescentes e de suas famílias de forma integrada aos demais serviços socioassistenciais e às políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, cultura, esporte e lazer.

O SMSE / MA – Santo Amaro tem capacidade para atender até 60 adolescentes e jovens em conjunto com suas famílias e atualmente atende 50 jovens, sendo 36 educandos cumprindo medidas socioeducativas e 14 jovens que já cumpriram suas medidas, mas continuam vinculados e frequentando o equipamento por entender que este faz parte da sua  rede  de  apoio  social. São  histórias  de  lutas e

 

violências, onde a busca pela superação se configura pela ruptura do ciclo de violências vivido e reproduzido. Sendo a crença incondicional na potencia humana o sentimento norteador de toda a equipe que compõe o serviço, acreditar em novos caminhos e incentivar pessoas a construir outras possibilidades, persistindo diante das dificuldades impostas pela sociedade em sua realidade atual, são posicionamentos pressentes no cerne do fazer de toda equipe.

“Movimenta-nos suscitar novos sentidos de vida, ressuscitar sonhos, acreditando na potencialidade desses adolescentes e de suas famílias.”...

Ler mais

Serviço: SMSE/MA Santo Amaro

Horário de Funcionamento:

Segunda-feira à Sexta-feira das 08h00 às 17h00

bottom of page